Dicas para a manutenção do seu piso



Você também tem aquela  dúvida em saber qual a melhor forma para limpar os diferentes tipos de piso ?

Nessa postagem nos preocupamos em esclarecer a você e desmistificar qual a melhor e mais eficiente forma de se limpar um piso com as suas diferentes variações


1- Cerâmica:
Comumente  utilizada em cozinhas e banheiros, pela sua resistência a ambientes com bastante umidade, a manutenção do piso de cerâmica é simples: você vai precisar apenas de detergente e sabão neutro, com pano úmido.
Pelo esmalte do piso, qualquer produto pesado ou com ácido na fórmula deve ser evitado. Saponáceos cremosos, pouco abrasivos, também podem ser utilizados na limpeza.

2- Porcelanato:
Por sua resistência, durabilidade e enorme variedade, com diversas cores e texturas, o porcelanato é o queridinho de arquitetos e clientes. Ele pode ser utilizado em ambientes internos e externos, mas também exige cuidados.Não deixe cair no piso produtos químicos fortes ou abrasivos. Se derramar vinho, por exemplo, limpe a área na hora, ou pode manchar o revestimento.Na limpeza, água e sabão ou detergente neutro diluído em água são suficientes. Se precisar fazer uma limpeza mais pesada, alguns fabricantes oferecem produtos específicos, que além de protegerem a superfície do porcelanato e ressaltar o seu brilho, ajudam na remoção de manchas mais difíceis como café, ferrugem, tinta…

Ah, e proteja os pés dos móveis e eletrodomésticos, para não arranhar o piso

3- Cimento queimado:
A limpeza do cimento queimado é simples: exige vassoura, sabão neutro e pano úmido. Mas, esse tipo de piso também não foge à regra da manutenção.
A cada três anos é recomendável que se aplique resinas acrílicas ou à base d’água na superfície. Esses materiais evitam a absorção de sujeiras, ajudam a manutenção do acabamento e diminuem a porosidade. Para manter o brilho, outra opção é passar cera incolor regularmente.

4- Azulejos:

Em geral, recebem as mesmas orientações do porcelanato. Não utilize nos azulejos produtos abrasivos, que podem danificar o acabamento, e na limpeza use apenas água com sabão ou detergente. Em caso de manchas, utilize um pano embebido em água sanitária – mas antes faça um teste em algum lugar mais escondido.

Evite também o uso de objetos pontiagudos, cortantes, espátulas de limpeza e peças metálicas, que podem causar riscos, quebrar ou descascar a superfície.

5- Laminados:
Para evitar riscos, coloque nos pés dos móveis protetores de feltro ou silicone. Nas entradas, use capachos para remover dos calçados partículas de areia e pedra que podem danificar o piso.

Lembre-se: embora resistente à umidade, o laminado não é a prova d’água. Portanto, não exponha o piso ao excesso de água. Se derramar líquidos sobre o piso, limpe imediatamente. Da mesma maneira, a limpeza deve ser feita com um pano torcido, não encharcado.
Também nunca aplique cera, silicone ou verniz sobre o piso. Para limpá-lo, utilize uma vassoura de cerdas macias e pano umedecido em uma solução de água e produto de limpeza neutro.

6- Madeira:
A limpeza do piso de madeira pode ser feita apenas com pano seco, aspirador de pó ou vassoura de pelo. Não use pano úmido: ele provoca a movimentação da madeira, e pode remover o rejunte das tábuas e causar encanoamentos. Nas madeiras claras, o pano úmido pode ainda causar manchas pretas no rejunte e fissuras na camada de verniz.
Não utilize também produtos de limpeza como álcool ou outros solventes, mesmo os que são diluídos com água, pois eles afetam a madeira e o verniz de acabamento.
Dependendo da temperatura e umidade do ambiente, podem surgir aberturas no rejunte das tábuas. Isso é natural, e o problema pode ser minimizado com a secagem da madeira em estufas. Daí a necessidade de se raspar o piso de tempos em tempos


Comentários