Como instalar uma porta sanfonada







Devido à versatilidade, variedade de cores e materiais e possibilidade de ser instalada em diversos cômodos da casa, a porta sanfonada está atraindo cada vez mais fãs e está cada vez mais presentes em diversas partes da casa. Mas, o que pouca gente sabe,  instalar a porta sanfonada  também é uma tarefa bem simples, que pode ser executada até mesmo por leigos, desde que tenham cuidado e os poucos materiais necessários, como furadeira, chave Phillips e arcos de serra.

É simples, siga o passo a passo abaixo:




1- Escolha o material de fabricação da porta

As portas sanfonadas são muito versáteis, indicadas para diversos ambientes e, por isso, são fabricadas em diversos materiais. Os de mais destaque no mercado são:
– de PVC, muito utilizadas em banheiro, por serem duráveis e impermeáveis;
– de madeira, geralmente bambu, que são utilizadas em despensas, closets, divisórias de quartos.
É preciso que, antes de instalar a porta sanfonada, se escolha com cuidado o modelo, para que seja de acordo com o ambiente e a decoração.


2- Separe todos os materiais necessários

Para instalar porta sanfonada, você precisará dos seguintes itens:
– trena;
– furadeira;
– chave de fenda ou chave Phillips;
– arcos de serra;
– luvas de proteção;
– lápis;
– broca;
– óculos de proteção.

3- Verifique a área de instalação

Antes de instalar porta sanfonada, é preciso inspecionar a área onde ela será colocada. Em primeiro lugar, para saber se não existe nenhuma fiação, tubulação ou coluna de sustentação e vigas da casa que passam por ali.
A inspeção também é necessária para que, com a ajuda da trena, a superfície seja medida. As portas sanfonadas têm tamanhos diferentes e, alguns modelos, ainda podem ser feitos sob medida. Sendo assim, é preciso saber o tamanho disponível de corrida da porta para, só então, adquirir um modelo que se encaixe nessas medidas e evitar a troca posterior ou a necessidade de quebrar ainda mais as paredes.

4- Instalando a porta

  • Com o auxílio do lápis, marque o centro da área onde a irá instalar a porta sanfonada, tanto na parte superior, quanto nas laterais. Depois, ligue esses pontos, ao redor de toda a moldura.
  • Caso o trilho seja maior do que a área superior da moldura, faça as medidas com a trena, marque com um lápis e tire a parte que está sobrando, com o auxílio dos arco de serra. Também a altura pode ser um pouco ajustada, depois de feitas as medidas e o resto sendo eliminado com os arcos de serra.
  • Marque vários pontos na moldura onde a porta será instalada, primeiramente com um lápis e, depois de todos os pontos marcados, com a furadeira. As medidas são:
dicas de como instalar porta sanfonada
  • Fixe os suporte de trilho com o auxílio da chave Phillips. As fabricantes já disponibilizam os parafusos e as buchas para instalar porta sanfonada e, em casos de parafusos muito pequenos, sequer há necessidade de furadeira para parafusá-la. Depois de fixar os trilhos, observe se todos os suportes estão alinhados e com o lado liso virado para a parede.
  • Agora, é hora de encaixar a porta. Encaixe o trilho superior nos pinos deslizantes e o fixe, acoplado à porta, na lateral e nos suportes dos trilhos. Depois, aplique com a chave Phillips os parafusos de fixação, sem forçar, para que não haja danos a porta.
  • Deslize ela sobre os trilhos, para verificar se tudo se encaixou corretamente e instale o trinco, fixando-o à lateral da porta com uma chave de fenda pequena.
Geralmente, os fabricantes enviam um manual com todas essas orientações de como instalar porta sanfonada

Esperamos ter ajudado com mais essa dica ;)

Comentários